Need For Speed Carbon

Fica a polícia, chegam os desfiladeiros.

Ano após ano, a Electronic Arts tem reinventado a série Need for Speed, chegando sempre com algumas novidades até aos jogadores. A fórmula tem sido melhor aplicada nos últimos anos, algo que despertou um interesse acrescido entre os jogadores, que agora se desesperam por um novo capítulo desta série.

Para o ano de 2006, a receita dá pelo nome de Need for Speed: Carbon, e promete vir recheada de novos ingredientes. Entre aqueles que maior atenção têm despertado, destaque para os novos duelos nos desfiladeiros, para a criação de equipes, para a divisão dos carros em classes e ainda para o retorno da personalização do carro.

Mas vamos por partes. O objectivo de Carbon será o de limpar o nome dos jogadores, manchado pelos eventos de Most Wanted. Para isso, terão de conquistar toda a cidade, mostrando aos outros corredores quem é que manda nas estradas. Isso será conseguido indo até aos territórios inimigos e desafiando a equipa local para uns duelos.

Passada uma primeira fase do desafio, entram as primeiras novidades do jogo, os duelos nos desfiladeiros. Estas serão uma espécie de corridas contra bosses, que serão divididas em duas partes. Na primeira, o jogador irá atrás de um adversário, ganhando pontos pela proximidade, enquanto que na segunda passa para a frente, defendendo os pontos ganhos anteriormente.




Mas como vencer uma equipe não é tarefa fácil para um corredor sozinho, entra em pista a segunda novidade do jogo, as equipes. Os jogadores terão liberdade para escolher o seu pelotão de ajudantes, cada um especializado numa área em específico. Infelizmente, não vai valer de nada escolher só as meninas de mini-saia.

De fato, em Need for Speed: Carbon, os ajudantes serão peça fundamental no sucesso dos jogadores. Uns serão especializados em travar adversários, outros em manobras espectáculares, mas cada um destes terá também conhecimentos fora de pista. Uns terão influência junto da polícia, enquanto que outros sabem de mecânica, permitindo melhores afinações.

Sempre que necessário, os ajudantes poderão ser chamados às corridas, permitindo, por exemplo, atrasar um corredor que esteja a andar mais do que nós. E a importância destes será cada vez maior ao longo do enredo de Carbon, enredo esse que, uma vez mais, será contado a partir de pequenos vídeos, bem à imagem desta série de velocidades.

Do anterior Most Wanted ficam as autoridades policiais, que vão passar a estar nos locais onde os street racers menos esperam, enquanto que de Underground será recuperado o modo Drift, embora com uma mecânica de jogo totalmente renovada, a maior ênfase do tunning (embora com menos opções), e o aspecto noturno das corridas proibidas.




No que toca a este "novo" modo Drift, a EA decidiu operar umas pequenas mudanças no sistema de pontuação. Em Carbon, a chave do sucesso nas derrapagens estará na velocidade e no ímpeto. Só assim se conseguirão longas e controladas marcas de pneus no chão, o que resultará nas grandes pontuações que toda a gente gosta de ter.

A última grande novidade que falta referir são as três classes de veículos presentes em Need for Speed: Carbon. Pela primeira vez os carros desta série pertencerão a uma classe em especifico, seja ela Muscle, Tuner ou Exotic. E pelo que pudemos aferir até ao momento, cada uma destas classes vai oferecer diferentes técnicas de condução em pista.

Carbon estar mais bem polido do que o seu antecessor, graficamente o jogo não aparenta ter grandes diferenças em relação a Most Wanted. O estilo Need for Speed é inconfundível, mas não podemos deixar de dar relevo aos efeitos das luzes dos carros, bem como às poeiras levantadas à medida que estes trilham o asfalto.

De uma forma geral, a Electronic Arts decidiu pegar nos seus dois últimos jogos e compilar uma espécie de best of. Os resultados são, para já, muito satisfatórios, com muitas novidades importantes e o grafismo mais polido da série até à data. Mas ainda faltam quatro meses para o lançamento de Need for Speed: Carbon, portanto, isto ainda pode melhorar.

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